“Mesmo no norte, você pode querer optar pela vegetação dos maquis. Tomilho e alecrim, mas também lavanda ou cerryweed. Eles podem suportar calor e seca e também são resistentes ao nosso frio de Inverno. Este último é um problema para o oleandro. Tens de trazê-lo no inverno.”

Como plantar uma árvore?Como plantar uma árvore?

“Outra erva-salvia ou sage-também tem muito para oferecer, e não apenas na cozinha. Há muitas espécies, com muitas flores e belas cores – uma necessidade real para um jardim seco.”

“Também a hera com sua folha de couro e o azevinho de folhas pequenas evapora pouco e, portanto, são muito adequados para colorir o jardim verde durante os verões secos e quentes e no inverno. O mesmo se aplica às plantas gordas, como a chave de heme.”Koen Es também menciona perovskia ou catnip, cruzado, passiflora ou maracujá, eucalipto e Jasmim Toscano – “uma videira que cheira bem, quanto mais quente é, melhor floresce”. O inverno não é um problema para estas plantas.

Comer figos do jardim todos os dias está agora ao alcance de todos. A figueira é uma espécie do Sul que precisa de pouca água, está se saindo cada vez melhor em nossas regiões. A fruta é muito saborosa quando o verão é muito quente e quando não arrefece muito no outono. Você pode perfeitamente plantar uma figueira em terreno aberto, em um lugar protegido contra uma parede quente no jardim, por exemplo.Para as palmeiras tem que ser muito quente, então há apenas algumas espécies que são adequadas para plantar aqui, mesmo que o clima está aquecendo. A palma Chinesa de moinho de vento é mais provável de ter sucesso. O biótopo dele é subtropical, podes plantá-lo aqui em terreno aberto, mas no inverno tens de o embrulhar. A banana têxtil japonesa é um clima tropical e sobrevive apenas em um pote conosco, ele gosta de passar o inverno lá dentro.

Cobrir o fundo e drenar
Mulchen é uma palavra difícil para cobrir o solo, ajuda a prevenir a desidratação. À medida que a água se torna tão rara e preciosa, nem um centímetro quadrado da área do jardim deve ser exposto ao sol e ao vento.

“No passado mulch foi usado para prevenir ervas daninhas”, diz Griet s’heren do Vlaamse Vasteelplantenvereniging, ” mas hoje em dia é preciso manter melhor a umidade no solo. Mulch pode ser qualquer coisa — lava, cascalho, grama cortada, material cortado, composto…”

Frank Elsen, do serviço Belga de solos, também adverte contra a fertilização quando esta é muito seca. “Por exemplo, se você borrifasse grãos, você aumentaria o teor de sal no solo. Mas as plantas são mais difíceis de absorver água salgada, de modo que o estrume é perdido. Além disso, o risco de queima é alto em tempo seco e quente.”

As alterações climáticas também levarão a períodos de chuva intensa

“Mas as mudanças climáticas não só levarão a longos períodos de seca, como também devemos estar preparados para chuvas intensas”, diz Os senhores de Griet da sociedade flamenga de plantas permanentes. “E então drenar é a mensagem. Em solo arenoso, isso acontece naturalmente, e nele você pode até mesmo processar alguns grãos de argila para segurar a água. Mas se você Jardim em terra de argila, você deve misturar pedra e areia sob a argila para garantir uma boa drenagem.”

Cultivar, cultivar, cultivar
Também temos que dizer algo sobre cultivares, que são formas glorificadas de plantas. Os criadores selecionam – nos há anos para uma bela folha e belas flores para agradar aos donos do jardim. As cultivares não se assemelham à forma botânica original.

Mas muitas dessas cultivares não são bem resistentes à seca, como a umidade evapora da grande folha. Por causa do verão seco do ano passado, o Vlaamse Vasteelplantenvereniging fez uma lista de cultivares que estão desaparecendo porque eles não estão mais fazendo bem. Um exemplo: o Thalictrum aquilegifolium (akeleiras) possui, mas as variedades Elin e meias pretas estão morrendo.