Os Países Baixos declararam o mês de abril como o mês do jardim amigo da água. Em tal jardim você pega a água da chuva para manter todo o verde em seu jardim fresco. A grande questão é: como se constrói um jardim amigo da água?

Não envenenar caracóisNão envenenar caracóis

Este mês a indústria do jardim quer mostrar que é fácil fazer o seu jardim água – e natureza-amigável. Um jardim amigo da água tem apenas uma pequena parte a ver com a água e muito mais a ver com como trabalhar com a natureza para um jardim bonito e amigo do ambiente. Colocar um telhado verde, uma fachada verde, usar a água da chuva para regar ou um jardim amigo dos animais são apenas alguns exemplos do que é possível.O consultor de jardinagem e arquiteto Geral Overbeek da Woerden acredita que deveria haver espaço no jardim para a natureza. ,, Trabalhar com a natureza é importante para jardinar água-friendly.”

Overbeek está no negócio há 30 anos e tem trabalhado em muitos tipos diferentes de jardins. Hoje em dia, as pessoas pavimentam facilmente o seu jardim. Se você inundar cerca de 50 a 60 por cento de seu jardim, a água não pode mais afundar corretamente o solo e nutrientes importantes para as plantas não podem mais entrar no solo.”O tuinexpert lamenta que as pessoas muitas vezes pensam que é muito trabalho para manter um jardim. ,,Se você fizer um bom planejamento com antecedência e selecionar as plantas certas, então você tem pouco ervas daninhas e pouca manutenção.”Mesmo que você queira irradiar seu jardim, existem soluções para torná-lo amigo da água.

General Overbeek, consultor de jardinagem e arquitecto
A natureza sustenta-se, segundo Overbeek. Veja o caracol, por exemplo. Este é muitas vezes visto como um animal sujo que precisa sair do jardim o mais rápido possível. Mas é exactamente o que Overbeek diz que não deves fazer. Se queres que os caracóis desapareçam, tens grãos de veneno. Estes grãos não distinguem entre caracóis. Alguns caracóis comem os caracóis “maus” e protegem o seu jardim. Mas se os caracóis também comerem os grãos, vão morrer e tu vais perturbar o equilíbrio.”

Se o jardim é feito amigo do pássaro, então você também cuidar da manutenção natural. As aves vivem em larvas e outras pequenas criaturas que afetam as plantas.

É importante que você dê às aves o espaço no Jardim, encontrar Overbeek.
É importante que você dê às aves o espaço no Jardim, encontrar Overbeek. Shutterstock
Overbeek considera importante que haja espaço no jardim para as aves. ,, Por exemplo, o que você pode fazer é em seu telhado verde que você tem Ninhos de pássaros instalados. O telhado é certamente forte o suficiente para lidar com isso e os pássaros que começam a nidificar também proteger o seu jardim. Esse telhado verde tem uma vantagem extra que você tem em sua casa. “Um telhado verde Isola muito bem”, explica Overbeek. Mantém a tua casa quente no inverno. No verão tem uma função de arrefecimento. A relva contém muita água e arrefece a casa.”

Muitos municípios querem motivar os habitantes para tornar seu jardim água amigável. Por exemplo, o município de Woerden tem subsídios para telhados verdes e a dissociação do tubo de drenagem. ,,Para a construção de um telhado verde, uma percentagem por metro quadrado é paga pelo município. A dissociação do tubo de drenagem e a transferência para um barril de água são também parcialmente subsidiadas.”

Overbeek mandou construir um telhado verde; não lhe serve de muito. Tenho de verificar o telhado verde uma vez por ano. Há também árvores e arbustos. Claro, Você não quer um carvalho ou uma árvore de bétula no seu telhado”, diz ele, rindo. ,,Durante um feriado na Noruega eu vi isso uma vez. Isso fica muito estranho numa árvore numa casa.”

 

Ninho de pássaro

A fachada verde, também chamada parede verde, é uma boa solução para ajudar com a biodiversidade, encontra o jardineiro conselheiro. ,Com uma fachada verde, você pode ir de muitas maneiras. Por exemplo, você pode colocar muitas plantas exóticas nele, que irá atrair novos pássaros, borboletas e outros animais de volta para sua casa. Não só você se beneficia com isso, mas eles se tornarão ativos no ambiente mais amplo de sua casa.”Uma fachada verde está se tornando mais comum, sinais Overbeek. ,Porque contém muita água, há pouca ou nenhuma manutenção e, ao mesmo tempo, está isolando.’

Você pode coletar água da chuva em uma tonelada e usar essa água mais tarde para pulverizar o jardim. Você também terá menos poluição da água.Você pode coletar água da chuva em uma tonelada e usar essa água mais tarde para pulverizar o jardim. Você também terá menos poluição da água. Shutterstock.Há muitas possibilidades. E como acontece com muitos projetos do-it-yourself, vai soar para muitos como se fosse realmente impossível tornar seu jardim Auto-água amigável. Mas isso não é o que Overbeek diz. ,,Mesmo que você ainda queira irradiar seu jardim, existem soluções para torná-lo amigo da água. Há blocos de espuma para debaixo de suas telhas que mantêm a água que vem através das articulações e, assim, fornecer o solo rico em nutrientes com água.”