As abelhas não só fazem mel, como polinizam flores e plantas. As abelhas e os abelhões são importantes para a natureza e para a nossa comida. Nos últimos anos, mais abelhas têm morrido do que o habitual. Com um jardim amigo das abelhas, ajudas as abelhas a sobreviver.

Dicas para abelhas no seu jardimDicas para abelhas no seu jardim

Jardim com flores e Regador. Um jardim verde ajuda contra a poluição da água. As abelhas selvagens e as abelhas melíferas são indispensáveis para o cultivo de frutas e outras culturas. Mas as abelhas estão lutando: muitas espécies de abelhas morrem. A mortalidade das abelhas é devida a doenças, parasitas, pesticidas (neonicotinóides) e muito pouca oferta de flores. Descobre o que podes fazer para ajudar as abelhas.

Ponha flores no seu jardim ou na sua varanda onde vêm abelhas e abelhas selvagens. Escolha flores que florescem em vários meses: as abelhas precisam de plantas com flor da primavera ao outono. Verifica o calendário das flores e abelhas.Certifique-se de que as abelhas podem nidificar no seu jardim. Por exemplo, crie um hotel de apicultura e certifique-se de que você tem esquinas de pulgas no jardim.Tens outros insectos? Use medidas preventivas e respeitadoras do ambiente para combatê-las. Vê a combater pragas no jardim.Verificar o rótulo: evitar aerossóis, grânulos ou outros pesticidas que contenham as seguintes substâncias: imidaclopride, tiaclopride ou acetamipride. Estes são neonicotinóides que são tóxicos para a abelha.

Há várias razões para a mortalidade das abelhas. Uma causa é a falta de alimentos: por causa da agricultura intensiva e urbanização, há menos flores (diferentes). As abelhas selvagens são particularmente afectadas por esta situação: dependem das flores nas suas imediações. Abelhas e espécimes do género Bombus spp. podem voar distâncias mais longas e, assim, ter mais oportunidades de encontrar comida. As abelhas sofrem mais com os ácaros e parasitas da varroa, causando a morte de populações inteiras de abelhas. Mas a principal causa da mortalidade das abelhas é provavelmente o uso de neonicotinoides: um pesticida comum. Das 331 espécies de abelhas que já existiram nos Países Baixos, mais de metade estão na lista das espécies ameaçadas (Lista Vermelha) e 46 já desapareceram.

Neonicotinóides: pesticidas nocivos para as abelhas
Neonicotinoides são pesticidas (pesticidas) contra insetos que comem ou drenam plantas. Estes inseticidas são amplamente utilizados na agricultura e Horticultura, embora o uso de neonicotinoides é cada vez mais restrito. Muitas sementes (flores)são tratadas com inseticidas: na fábrica elas imergem as sementes no produto. À medida que a semente germina, o veneno espalha-se por toda a planta. Através do néctar e do pólen das flores chega às abelhas. Quantidades muito pequenas da substância já são tóxicas.

Neonicotinoids também são encontrados em armários de formigas e flycatchers que são apenas para venda na loja. O veneno é difícil de quebrar e permanece no solo ou na água por um longo tempo.Não utilize aerossóis, grânulos, baratas e cacifos de formigas, tinta de madeira, pneus para pulgas ou protectores de moscas que contenham neonicotinóides. O rótulo diz imidaclopride, tiaclopride ou acetamipride? São substâncias que não queres. Em Ctgb.nl encontrará uma lista de produtos que contêm neonicotinóides.

No controle de pragas no jardim e fungos e insetos de alimentos livres você vai encontrar dicas para prevenir pragas ambientalmente amigáveis.

Plantar ou semear flores para abelhas no seu jardim

Bumblebee on purple flower. As flores no Jardim ajudam as abelhas.Com as flores e plantas certas, torna o seu jardim atraente para as abelhas. As flores nativas, que são originalmente encontradas nos Países Baixos, são importantes. Também é importante que haja muitas flores do início da primavera ao final do outono. Então planta ou semeia flores que florescem em vários meses. Especialmente as abelhas selvagens precisam de flores suficientes nas proximidades do seu ninho, porque elas não voam longe.

Flores e calendário de abelhas
No calendário de flores e abelhas você encontrará exemplos de flores que as abelhas amam por mês. Este calendário baseia-se em informações, entre outras, da Fundação Borboleta.